quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O NOME DO BLOG NÃO É POR ACASO




Cidade-picadeiro

Rio sedia, até domingo, Encontro Internacional de Palhaços

Publicada em 03/12/2008 às 20h22m

O Globo

RIO - Cerca de 120 palhaços realizaram uma "palhaceata" no Centro da cidade, para o Encontro Internacional de Palhaços ( veja fotogaleria ). As brincadeiras pelas ruas do Rio teve o objetivo de divulgar o evento "Anjos do Picadeiro", considerado o maior encontro de palhaços da América Latina. Esta é a sétima edição do encontro, organizado pelo Teatro de Anônimo. O evento começou no dia 24 de novembro e será encerrado neste domingo.

Além de cenário de espetáculos, mostras, oficinas e mesas de discussão em torno da arte de ser palhaço, estão programadas ainda atrações internacionais e internacionais. Artistas da Espanha, México, Chile, Estados Unidos e Argentina, além dos brasileiros de Alagoas, Bahia, Paraíba, Ceará, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, dividirão experiências.
Por onde andam os palhaços

O evento acontece em espaços como Teatro Carlos Gomes, Oi Futuro, Sesc Ginástico, Fundição Progresso, Lona Crescer e Viver e unidades do Sesc em São João do Meriti, Nova Iguaçu e Madureira. O público tem a oportunidade de participar da programação ao ar livre e gratuita, no Aterro do Flamengo, na Rua do Mercado (Praça Quinze), Cinelândia, Buraco do Lume, Largo da Carioca e Central do Brasil.

As novidades internacionais da sétima edição são os palhaços Jango Edwards e Avner Eisenberg, ambos do Estados Unidos. O argentino Chacovachi é um dos destaques da programação de rua. No encontro, Chacovachi dará aulas para jovens da Rede Circo do Mundo Brasil; participará da mesa redonda Marmeladas e (im)posturas no Espaço Teatro de Anônimo (4/12, às 10h) e fará a direção de um espetáculo de rua com a participação de outros artistas na Rua do Mercado (6/12, às 15h).

O que se perde e se ganha no trânsito entre uma e outra? Essa discussão estará presente nas mesas redondas, nos dias 4 e 5 de dezembro, na Fundição Progresso.
Espetáculos de Rua

A programação ao ar livre acontecerá nesta quinta-feira, às 15h, com Namakaka (SP) e Paco Pacolmo (Espanha) no Largo da Carioca, e no dia 5, às 15h, com Augusto Bonekeiro (CE) e Seres de Luz (SP) na Central do Brasil.

" Guga (Espanha), Maku Jarrak (Argentina), Luiz Carlos Vasconcelos (PB) e Teatro de Anônimo serão dirigidos por Jango Edwards (Estados Unidos). O resultado será apresentado no dia 5 de dezembro, às 19h, no Teatro Carlos Gomes.

" Chacovachi (Argentina) assinará a direção da Gala de Rua com artistas do grupo Circo Teatro Artetude (DF), Mandioca Frita (DF), Alexandre Casali (BA) e A Turma do Biribinha (AL). O espetáculo será apresentado no sábado, dia 6, às 15h, na Rua do Mercado.

" Kuxixo (RJ), Ésio Magalhães (Campinas), Marcio Libar (RJ) e Intrépida Trupe (RJ) serão dirigidos por Hugo Possolo - Patifes e Paspalhões (SP) e Álvaro Assad - Cia Teatro e Etc e Tal (RJ). O número será apresentado no dia 6, às 21h, na Lona Crescer e Viver.

La Mínima (SP) apresentará A noite dos palhaços mudos, no Teatro Sesc Ginástico (4/12, às 19h). Avner the Eccentric (Estados Unidos) levará Exceptions to gravity, ao Carlos Gomes (6/12, às 19h).

Faixa de Gaza - O Anjos do Picadeiro também abre espaço para o público mostrar seus números. Na sexta, dia 5, às 22h, a Lona Crescer e Viver será transformada em um palco aberto onde a platéia será o artista da noite. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo e-mail leocarnevale@gmail.com.

Overdoze - no último dia do encontro, diversas atividades simultâneas acontecerão na Fundição Progresso, de 12h a 0h. Almoço dançante com performances, palco aberto, exibição de vídeos, espetáculos para crianças e adultos e praça de alimentação. O Cordão do Boitatá (RJ) fará o show de encerramento.

Nenhum comentário: