quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sexta-feira negra

Amanhã, dia 1º de maio, data tradicional de protestos dos trabalhadores, teremos mais um motivo para protestar.

Vamos às ruas trajando luto, pela nossa cidade, pelo nosso estado, pelo nosso país.

Somos governados por um bando de incompetentes que pensa que o povo vive de pão e circo, querem enfiar na nossa cidade, de tantos problemas acumulados ao longo de anos, um evento inútil e caro.

Existe a ilusão dentro do governo federal em apresentar o Rio como uma espécie de vitrine do país, esquecendo que dentro dessa vitrine vivem pessoas que precisam ter suas necessidades atendidas.

Mas não, eles acham que a festa por si só basta, que atraindo turistas, e vagabundos que vem atrás deles e de uma vida fácil a beira da praia, o problema está resolvido, que transporte, saúde, educação, segurança, são facilmente trocados por um oba-oba oportunista.

As obras do Pan fora um claro aviso do tamanho do roubo que pretendem fazer com a Olimpíada, não bastou sequestrar a cidade por uma semana, cercear o direito de ir e vir das pessoas, criar a falsa sensação de segurança com tropas fortemente armadas, depois do Pan a cidade voltou ao que era antes, em alguns casos pior.

A polícia recebeu novos equipamentos, melhorou, de fato, mas os bandidos por incrível que pareça também aumentaram seu arsenal e crueldade, passaram a vender e usar drogas mais poderosas, aumentaram os crimes violentos, mas a cidade quer passar um clima de normalidade que não existe.

As obras de infra-estrutura de transporte ficaram apenas na promessa, muita gente se mudou para Jacarepaguá e Barra na ilusão que teria um sistema de transporte rápido e seguro para ir e voltar do trabalho no Cantro da cidade, e agora sofre em ruas engarrafadas, em ônibus cheios e inseguro, tudo porque aqueles que deveriam fazer sua parte não o fizeram.

Hospitais que foram tão criticados antes do Pan, que receberam uma injeção grande de dinheiro, voltaram ao seu estado de sucateamento e incompetência, as pessoas ficam peregrinando com seus entes queridos de unidade em unidade, numa via crucis insuportável.

Amanhã os delegados do COI farão um passeio pela cidade, sem batedores, mas com uma forte escolta policial, por locais que já foram previamente limpos, de pessoas e coisas, a cidade está sendo toda empastelada de verde-e-amarelo para dar a impressão que existe uma euforia em torno da candidatura.

Falta apenas os palhaços do picadeiro, nós.

Amanhã vistam preto, para mostrarmos que não somos massa de manobra, que o governo não pdoe manipular a nossa vontade em nome de pretensões políticas ou financeiras, já roubaram muito no Pan, querem roubar mais ainda agora.

Um comentário:

BirdBardo Blogger disse...

MAs os nossos governantes são como o jack, estripador:"Vamos por partes"
E assim ficam nessa panis circensis neotupiniquim.CAra a hipocrisia impera nessa país a começar pela vitrine apedrejada da nossa cidade...