quarta-feira, 6 de maio de 2009

O rastro da visita do COI

Bom, a visita do COI já aconteceu, e a essa hora os delegados estão andando por Madri vendo as instalções construídas pelos espanhóis (mais de 70% já prontos), a imprensa daqui, como sempre, não fala nada, apenas inventou uma história mirabolante de espionagem envolvendo um inglês e uma agência de notícias espanhola.
Para quem não sabe a candidatura de Londres está apoiando a do Rio, então nada como dar uma mãozinha com um boato de espionagem para tentar esconder a pobreza de recursos que a Rio 2016 apresentou aos delegados do COI.
Apesar de terem oferecido garantias de investimentos da ordem de 30 bilhões de reais, os organizadores da Rio 2016 não responderam satisfatoriamente várias questões, principalmente transportes e segurança.
No quesito transporte o prefeito admitiu que a infra-estrutura lamentável da cidade seria o grande desafio e apresentou propostas já usadas no pan, tais como vias exclusivas e férias escolares além de um inédito e nada agradável rodízio obrigatório de veículos.
Ora bolas, seis anos (se contarmos a partir de 2010) dá pra cosntruir bastante coisa, sem contar que em 2014 teremos a copa do mundo, então porque essa visão tacanha diante de tanto por fazer e tanto dinheiro a ser empregado a fundo perdido para os Jogos?
Por um simples motivo, superfaturamento e clientelismo, muito desse dinheiro que está sendo apresentado como disponível vai acabar sendo desviado ou mal empregado, assim como foi feito no Pan e na construção do "Navio Negreiro", a famosa Cidade da Música, a obra inacabada do antigo prefeito que agora através de uma auditoria tardia mostrou que foi superfaturada e seus custos subestimados.
Aliás, cadê a CPI do Pan, está madurinha para sair, agora que provaram que a prática de superfaturamento nas obras do Maia eram praxe, o que podemos dizer das construções do Pan?
Esqueceram do projeto do Engenhão sem banheiros? Do desaparecimento de centenas de milhares de reais na forma de material rodante da extinta RFFSA que sairam dos pátios da oficina do Engenho de Dentro durante a construção do estádio?
Ou então do re-estaqueamento das fundações da Arena, por terem sido malfeitas e atrasado a obra em quase um ano, mas devidamente cobrado da prefeitura, a exploração dos trabalho dos operários de forma quase que escravocrata, chegando ao ponto dos operários cruzarem os braços por falta de pagamento, e a prefeitura jurando de pés juntos que tinha pago aos operários.
O que dizer então do portentoso velódromo, que seria provisório ao custo de 60 milhões, deu lugar a um fixo de 35 enquanto em Brasília construíram um centro de excelência de ciclismo com um velódromo de concreto ao custo de UM milhão de reais?
Provas de superfaturamento do Pan temos aos montes, mas ninguém tem coragem de denunciar, porque tem muito interesse envolvido nessa história, muita gente está mamando na teta do dinheiro olímpico, esperando verbas a fundo perdido.
Na questão da segurança, no dia do passeio dos delegados, já tinham acontecido dois arrastões na Linha Amarela além de um policial morto na Avenida Brasil, e detalhe: esses fatos ocorreram no caminho por onde a comitiva ia passar.
Sem falar no incidente do Metrô no qual um repórter sofreu a truculência dos seguranças do COB por tentar entrar no vagão desinfetado em que os delegados iam passear.
Aliás, parabéns aos cariocas que não se deixaram levar pelo oba-oba, pouquíssimas pessoas de verde-amarelo nas ruas, apenas os inocentes utéis de sempre manipulados pelos candidatos a lider comunitário e vereadores comprometidos com suas lideranças políticas.
Vamos ver se essa coalizão de forças vai continuar depois da derrota da candidatura carioca, os adversários são fortes e competentes, o que apresentaram aqui foram promessas, maquetes e muita festa pra fazer gringo rebolar, isso é muito pouco para um evento que carrega a responsabilidade de congregar os povos, apesar de que essa premissa a muito tempo foi abandonada em nome do lucro das verbas publicitárias.
Estamos em um momento em que o morador da cidade do Rio está vivendo numa guerra, ontem em pleno Leblon, zona nobre da cidade e perto da casa do governador, um tiroteio assustou os moradores, agora esses eventos acontecem a qualquer hora do dia e em qualquer lugar da cidade, é a democratização da violência, e para isso o governo não apresenta nenhuma solução além de colocar mais policiamento e provocar mais confrontos, esquecendo que muito dessa violência é fruto das políticas de educação e habitacional, inexistentes, demagógicas e sem ligação com a realidade que estamos vivendo na cidade.
Espero que a divulgação da auditoria da Cidade da Música acenda um alerta na cabeça do povo, e ele se coloque contra qualquer obra faraônica na cidade, principalmemte estas da olimpíada, que além de tudo nos colocam como cidadãos de segunda categoria, porque seriam feitas não em benefício da população, mas para agradar os visitantes, ficando para os cariocas a sobra da festa.

2 comentários:

BirdBardo Blogger disse...

O carioca está ficando puto da vida...Vou eu apoiar a maracutaia das olímpiadas/Pan/ Copa?! Não! MAs confesso que gostaria de conheçer umas garotas suecas...

Léo disse...

Fugindo do assunto, sao otimos os videos que estao linkados no blog, sobre o movimento pro-democracia. Poderia me informar + sobre o movimento ?..achei uma entrevista do movimento no Youtube...

abraço