quarta-feira, 5 de novembro de 2008

É possível fraudar eleições no Brasil?

CCJ terá duas audiências sobre fraudes em eleições
Do site da Câmara Federal

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, nesta terça-feira, a realização de audiência pública para ouvir técnicos em informática sobre mecanismos de proteção às urnas eletrônicas usadas no País. A CCJ também pretende convidar, para uma segunda audiência, representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Câmara, do Senado e da Procuradoria-Geral da República, com o objetivo de discutir medidas de combate às fraudes em eleições.

Segundo o deputado Gerson Peres (PP-PA), que sugeriu os debates, em algumas cidades as denúncias de irregularidades no pleito de outubro foram tantas que as eleições municipais serão realizadas novamente. Ele destacou que, no primeiro turno, foram detectados mecanismos que prejudicaram o funcionamento das urnas eletrônicas.

Gerson Peres ressaltou que alguns problemas das urnas não podem mais ser aceitos. "Uma urna que não confere a contagem de votos e não certifica o meu voto fere a Constituição Federal, porque priva o cidadão de ter o conhecimento exato de onde está o seu voto", disse.

O deputado lembrou que esse assunto tem ganhado cada vez mais importância nos debates e projetos apresentados na Câmara. As datas das duas audiências ainda não foram marcadas.

Leia mais aqui:
Reflexões sobre a confiabilidade da urna
eletrônica


http://blog.ertech.com.br/2008/03/20/reflexoes-sobre-a-confiabilidade-da-urna-eletronica/

E assista ao vídeo:

Nenhum comentário: