terça-feira, 28 de outubro de 2008

Trabalho de participação cidadã

Uma das marcas dessa campanha eleitoral foi a chance de se comparar o moderno e o antigo, a passividade e a ação cidadã. O projeto abaixo é uma das sementes que podem ajudar a construir um novo Rio de Janeiro, através da participação REAL do povo, sem esperar pelas promessas vazias de políticos e/ou candidatos em campanha.
Leiam, ajudem, participem:


Matéria do site do Jornal O Dia em 28/10/08

Rio - O Instituto Mobilidade e Ambiente Brasil, formado por especialistas em gestão ambiental e do lixo urbano, fez um alerta nesta terça-feira ao prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sobre a urgência de ainda no processo de transição do governo serem adotadas medidas preventivas e educativas para combater a proliferação da dengue na cidade.

Ano passado, dezenas de pessoas morreram vítimas da epidemia e milhares adoeceram. Entre as medidas estão uma vigorosa campanha de educação ambiental sanitária com mobilização da sociedade civil, das mais de 1.100 escolas municipais, equipes de postos de saúde, de lonas culturais entre outras instituições públicas e privadas. A iniciativa privada também podem ser mobilizadas para apoiar este processo sócio-educativo custeando a aquisição de exames de sangue, barracas de hidratação, material educativo etc, afirma o instituto.

O alerta destaca ainda que a curto prazo as pessoas podem passar a separar seus resíduos domiciliar entre os materiais recicláveis (papéis, metais, plásticos e vidros), e as matérias orgânicas (cascas, caroços, bagaços, pelancas, ossos, restos de comidas e papéis de banheiros).

A OMA-BRASIL em parceria com a ONG DOE SEU LIXO está cadastrando todas aquelas pessoas que querem doar seus recicláveis (www.omabrasil.org.br), na contrapartida informar o quanto se contribui com a redução de emissões de gases do efeito estufa e outros indicadores. Todos os cadastrados terão seus recicláveis coletados em dia e horários combinados.

Outra idéia é que as lonas culturais e outros equipamentos culturais, e as instalações de instituições públicas e privadas, inclusive empresas, sirvam como base de apoio para realização de exames de sangue da população e para procedimentos de hidratação.

Nenhum comentário: